Related Reading
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Síndrome da Angústia Respiratória (SAR) em bebês prematuros

A SAR é um problema respiratório comum em bebês prematuros. Ela se manifesta logo depois do parto ou nas primeiras horas após o parto. O bebê pode ser tratado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou em outro setor do hospital.

O que causa a SAR?

A SAR ocorre porque os pulmões ainda não se desenvolveram o suficiente para produzir uma substância chamada de surfactante. A respiração normal precisa dessa substância. Quando o ar fresco é inspirado, ele percorre as vias respiratórias dos pulmões até sacos de ar minúsculos (alvéolos). O oxigênio passa dos sacos de ar para a corrente sanguínea. O resto do ar é expirado. Normalmente, o surfactante ajuda a manter os alvéolos abertos após a expiração. Assim, o ar fresco pode ser inspirado com facilidade. Porém, se os pulmões contiverem pouco ou nenhum surfactante, os sacos de ar entram em colapso após cada respiração. O bebê precisa esforçar-se muito para reabri-los. Bebês com SAR podem não ser fortes o suficiente para continuar respirando sem ajuda.

Bebê com a cabeça virada para o lado, mostrando as vias aéreas e os pulmões. Detalhe das vias aéreas com alvéolos normais. Detalhe das vias aéreas com alvéolos colapsados.
O ar percorre as vias aéreas (tubos nos pulmões) até os alvéolos (sacos de ar). Normalmente, os alvéolos permanecem abertos depois de cada respiração. A SDR ocorre quando os alvéolos entram em colapso depois de cada respiração. Isso significa que o bebê precisa se esforçar muito para respirar.

Como a SAR é tratada?

Os tratamentos dependem da gravidade e da persistência da SAR. Eles podem incluir:

  • Surfactante artificial. Ele geralmente é administrado através de um tubo endotraqueal (TET). É um tubo que passa pela boca ou nariz do bebê e vai até a traqueia. Ou ele pode ser administrado por meio de uma técnica minimamente invasiva, como um cateter fino na traqueia ou outra via. Mais doses de surfactante podem ser administradas em intervalos de algumas horas.

  • Oxigênio sem ventilação. Geralmente é administrado com uma cânula nasal (tubos macios fixados sob as narinas do bebê). Ou pode ser administrado com uma tenda de oxigênio (caixa plástica transparente posicionada ao redor da cabeça do bebê). Esses dispositivos levam o oxigênio ao bebê sem a inserção de tubos nas vias respiratórias.

  • Pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP). Uma máquina de CPAP fornece um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias do bebê. Isso ajuda a evitar que os alvéolos entrem em colapso. A CPAP pode ser usada com ou sem oxigênio complementar.

  • Ventilador. Esta máquina cuida de todo ou parte do esforço para respirar. Primeiro, um TET é inserido. Então, o ventilador é acoplado e usado para enviar ar aos pulmões para ajudar o bebê a respirar. Para evitar danos aos pulmões, a máquina utiliza a pressão mais baixa possível para encher os pulmões do bebê de ar. O ventilador é usado até que os pulmões dos bebês produzam surfactante e o bebê fique forte o suficiente para respirar sem ajuda.

Quais são os efeitos em longo prazo?

Para muitos bebês, a SAR não tem efeitos em longo prazo. Mesmo que os alvéolos sejam danificados, o bebê conseguirá produzir novos alvéolos. Algumas complicações podem ocorrer, como:

  • Probabilidade maior de desenvolver asma

  • Sensibilidade maior a agentes que irritam os pulmões

  • Risco maior de infecções respiratórias

  • Danos aos pulmões devido à SAR ou à ventilação em longo prazo. Às vezes, isso pode resultar em displasia broncopulmonar (dificuldade persistente de respirar). Isso pode requerer medicamentos em longo prazo, oxigênio complementar ou suporte contínuo com uma máquina de respirar (ventilador).

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by Krames by WebMD Ignite
About StayWell | Terms of Use | Privacy Policy | Disclaimer