O que é gota?
A gota é um tipo de artrite causada por um excesso de ácido úrico no corpo. A gota geralmente causa dor repentina e inchaço em 1 articulação, geralmente no dedão do pé ou em outras articulações do pé. Se não for tratada, pode causar deformidades dolorosas nas articulações e nos pés. Também pode causar problemas renais. Porém, ao tratar a gota precocemente, você pode aliviar a dor e ajudar a prevenir problemas futuros. Muitas vezes, a gota pode ser tratada com medicamentos e uma mudança de dieta. Em casos severos, é necessário fazer uma cirurgia.
O que causa a gota?
A gota é causada por um excesso de ácido úrico no corpo. Esse é um resíduo produzido pelo corpo. O ácido úrico é filtrado e eliminado pelos rins. Se o nível de ácido úrico no seu sangue ficar alto demais, ele pode formar cristais. Se esses cristais não forem tratados, permanecendo no corpo por muito tempo, eles causarão problemas de saúde graves. Esses cristais acumulam-se nas articulações. Isso causa um ataque de gota. Um ataque de gota é uma inflamação nas articulações que pode causar dor e inchaço repentinos. Se você tiver muitos ataques de gota, os cristais formarão grandes depósitos chamados de tofos. Os tofos danificam as articulações e causam deformidade.

Quem corre risco de ter gota?
Pessoas com sexo masculino atribuído ao nascer têm uma probabilidade maior de desenvolver gota. Pessoas com sexo feminino atribuído ao nascer podem ter gota, mas geralmente depois da menopausa. Alguns problemas de saúde aumentam a probabilidade de desenvolver gota. Eles incluem obesidade e colesterol alto. E alguns medicamentos podem desencadear um ataque de gota. Eles incluem os diuréticos. Pessoas que bebem muito álcool têm alto risco de gota. Alguns alimentos podem desencadear um ataque de gota.
Coisas que podem desencadear um ataque de gota
-
Álcool, principalmente cerveja, mas também vinho tinto e destilados
-
Algumas carnes, como carne vermelha, carne processada e peru
-
Vísceras de animais, como rim, fígado e moleja
-
Crustáceos, como lagosta, caranguejo, camarão, vieira e ostra
-
Alguns peixes, como anchova, sardinha, arenque e cavala
Tratamento
-
Mude o seu estilo de vida. Isso inclui perder peso, exercitar-se, reduzir ou eliminar o consumo de álcool, principalmente cerveja, e parar de fumar. A adição de laticínios com baixo teor de gordura pode diminuir os níveis de ácido úrico.
-
Limite o consumo de certos alimentos e bebidas. Reduza a ingestão dos alimentos e bebidas listados acima que podem desencadear um ataque de gota. Não coma nem beba nada com xarope de milho com alto teor de frutose. Ele é encontrado em diversos alimentos. Também aparece em alguns refrigerantes e energéticos.
-
Pergunte sobre os seus medicamentos. Alguns medicamentos podem contribuir para a gota. É o caso dos diuréticos, por exemplo. Converse com o seu médico sobre outras opções.
-
Experimente medicamentos que reduzem o nível de ácido úrico no sangue. Eles incluem alopurinol, probenecida, febuxostat e lesinurad.
-
Tome medicamentos para tratar ataques repentinos de gota. Por exemplo, anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), esteroides e colchicina.
Online Medical Reviewer:
Marianne Fraser MSN RN
Online Medical Reviewer:
Rajadurai Samnishanth
Online Medical Reviewer:
Rita Sather RN
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.